terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Então é Natal!!

Amar é acreditar no outro, dividir sonhos, receber, entregar, perdoar, compreender, aceitar.

Amar é querer estar junto, e se separados, unidos pelo pensamento, pelos objetivos, pelos mesmos desejos.

Que neste natal possamos desfrutar juntos da alegria e das festas!

Que o próximo ano seja para nós uma constante troca de ternura e realização de nossos sonhos e desejos.

Feliz Natal e um prospero ano novo!


sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Em busca da beleza “eterna”

Muitas pessoas, em um determinado período da vida, começam uma corrida contra o tempo, uma verdadeira guerra contra si mesmo, contra sua genética e características próprias. Essa busca desenfreada pela beleza e perfeição vem causando varias tragédias e deixando seqüelas irreparáveis na humanidade. Muitas pessoas seduzidas por capas de revistas e comercias de TV vem sendo tentadas a cometer insanidades com seus próprios corpos.

Movidas pela falta de auto-estima e por pensa que parentes, amigos, namorados ou namoradas, irão gostar mais delas por agora ter uma aparência diferente, vão ao extremo, a procura por técnicas, plásticas e diversos modos de mudar radicalmente ou não a aparência física cresce a cada dia, vemos pessoas totalmente obcecadas em parecer mais magras, sendo até capazes de entrar em estado de inanição, que nada mas é que se privar totalmente de alimento por dias e dias, como nos casos de bulimia e anorexia que vemos por ai. Idosos que querem se tornar mais jovens e bem dispostos aderem a tratamentos “milagrosos” que prometem uma vida mais longa e sadia, tratamento esse que muda radicalmente seus hábitos alimentares, de atividades físicas e ainda injeções de hormônio de crescimento humano e testosterona. Descontentes com a própria aparência aderem a escovas progressivas, bronzeamento artificial, cirurgias plásticas, uso de anabolizantes, remédios redutores de apetite, enfim recorrem a uma infinidades de artifícios para se sentirem bem consigo mesmos.

Mas apesar de uma grande parte dos profissionais de beleza serem sérios e honestos, uma pequena minoria entra nesse mercado com a intenção de conseguir dinheiro fácil as custas de pessoas que não tem grande poder aquisitivo e pouca informação, essas pessoas acabam caindo em golpes que na maioria dos casos são pagos com a própria vida.

A humanidade precisa aprender a se aceitar mais e a respeitar a própria natureza, a busca pela beleza e bem estar é uma coisa boa, porem uma beleza saudável, cuidando da alimentação, da pratica de exercícios físicos, e acima de tudo da saúde mental que é o centro de tudo, pois uma mente boa significa um corpo bom.

Obs.:Esse texto foi feito por mim para apresentar no meu curso, achei que ficou legal ai decidi postar aqui!

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Casca de Maracujá já!

Eu gosto muito de visitar vários blogs e ler coisas interessantes, para adquirir novas informações e também para ter ideias para postar aqui. Hoje eu estava dando uma olhada no Blog (que é 10, vale a pena dar uma olhada) da Solange Frazão , que, para mim, é mais que uma mulher bonita, é uma verdadeira inspiração! Era um post sobre "Geladeira saudável", entre outros alimentos ela citou um que eu achei interessante, o maracujá, mais precisamente a casca em forma de farinha, segundo estudos essa "farinha" é rica em Pectina,fibra poderosa contra os picos de glicose. Pesquisando mais a fundo encontrei outros beneficios dessa farinha.


Casca do maracujá:

Solange Miranda Junqueira Guertzenstein, do Centro Universitário São Camilo, em São Paulo, baseou sua t
ese de mestrado sobre glicemia na pesquisa. "Depois de consumida, a pectina se transforma em um gel que não é absorvido no processo da digestão", explica. "Assim, durante seu trajeto entre a boca e o intestino, ela carrega consigo não apenas a glicose, mas também o colesterol dos alimentos, até eliminá-los no bolo fecal." Ou seja, o produto do maracujá beneficia também quem apresenta altas taxas dessa gordura arriscada para as artérias. Segundo Solange, a farinha conta com 20% de pectina, o que também favorece a perda de peso. "Essa espécie de gelatina faz volume dentro do estômago e dá saciedade", garante. Ainda não existem estudos sobre eventuais respostas adversas da farinha de maracujá nos seres humanos, mas os especialistas não acreditam em contra- indicações. Mesmo assim, convém prestar atenção nas reações do organismo. "O consumo excessivo de fibras pode causar diarréia e, por tabela, perda de nutrientes", alerta Glaucia Pastore, presidente da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos. É bom saber que o consumo diário máximo de fibras em geral é de 30 gramas, segundo recomendação da Food and Agriculture Organization (FAO), órgão das Nações Unidas para a alimentação. Para se ter uma idéia, uma colher de sopa da farinha contabiliza 3,5 gramas, ou seja, fica longe desse limite. E importante: agora que a farinha começa a ganhar notoriedade, surgem ofertas de produtos fantásticos, veiculadas principalmente pela internet. Seriam confiáveis? "Por enquanto não conheço nenhum que tenha sido aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária", responde Solange Miranda Junqueira Guertzenstein. O aval da Anvisa é obrigatório para quem deseja um consumo seguro. O químico Sabaa Srur ressalta ainda que esses produtos industrializados são feitos muitas vezes com a parte amarela da casca do maracujá, bem mais pobre em pectina. Melhor, portanto, fazer a receita em casa. O único inconveniente é que ela rende muito pouco. "Apenas cerca de 7% da casca vira farinha", revela Sabaa. Então, em caso de diabete na família, você vai precisar de ânimo para muitas fornadas mas nunca, em hipótese nenhuma, abandone o tratamento prescrito pelo médico.

Um pouco sobre a Pectina


Ela é uma espécie de fibra solúvel que, junto com a celulose e
a lignina, compõe a parede celular das plantas. "Está em todas as frutas, mas a maçã, a pêra, a laranja, o limão e o pêssego são especialmente ricos nela", revela a farmacêutica bioquímica Maria Helene Canteri Schemin, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. O endocrinologista Fadlo Fraige Filho, presidente da Associação Nacional de Assistência ao Diabético, reconhece a ação da pectina no combate aos picos de insulina, mas ressalva: "Qualquer alimento rico em fibras pode produzir o mesmo efeito". A questão é que muitas das frutas cheias de pectina têm também muito açúcar. Está aí uma vantagem da farinha de maracujá.

Quanto consumir?


Ai
nda não há um consenso entre os especialistas em relação à quantidade de farinha de maracujá que deve ser ingerida por dia. Solange Miranda Junqueira Guertzenstein indica 1 colher de sopa meia hora antes do almoço e outra meia hora antes do jantar. "O pó pode ser dissolvido em um suco", exemplifica. Já o nutrólogo Edson Credidio, diretor da Associação Brasileira de Nutrologia, sugere apenas1 colher de sopa do pó no café da manhã. Para que o sabor da farinha se mantenha neutro, é importante prepará-la de acordo com a receita. Caso contrário, o sabor característico do maracujá pode predominar e interferir no gosto dos outros alimentos. Sim, não é só no suco que a farinha vai bem. Você também pode salpicá-la na comida. Só não vale levá-la ao fogo, pois ainda não há estudos que garantam que essa exposição extra ao calor não altere suas propriedades e a textura dos alimentos.

Menos toxinas


Outra boa notícia: a fibra presente na farinha de maracujá promove uma faxina no organismo. Ela ajuda a eliminar as toxinas, que, acumuladas, prejudicam o funcionamento dos órgãos e, com isso, desequilibram o metabolismo – o que faz sua dieta emperrar. Só que para facilitar a ação desintoxicante da pectina, é importante
beber mais água, no mínimo 2 litros por dia.


Nutrientes extras

A farinha de maracujá é fonte de várias vitaminas e minerais.
• Niacina (vitamina B3):
atua na produção de hormônios, melhora a ansiedade, ajuda no crescimento das crianças e protege as paredes do estômago.

• Ferro: previne anemia e aumenta o pique.

• Cálcio: favorece a
contração muscular, fortalece ossos e dentes.

• Fósforo: também
deixa os ossos fortes, além de melhorar a memória, a oxigenação das células e a circulação.

Abaixo está a receita dessa maravilha:






sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Mito

Tudo não passa de mito, puro mito de uma sociedade consumista. Ontem eu vi uma matéria no Jornal da Globo e logo pensei em postar aqui, é uma matéria sobre câmeras digitais, da questões dos Megapixels: Comprar uma câmera digital para dar de presente de Natal acaba virando um dilema, diante da diversidade de modelos, recursos e preços. A coluna Conecte sugere qual pode ser sua melhor escolha.

Nessa matéria o repórter queria testar a qualidade de cada tipo de maquina, então começou explicando o que seriam pixels (o mais falado quando se vai comprar uma câmera digital), que são pontinhos luminosos, elementos mínimos que juntos formam uma fotografia digital. Ele então resolveu testar se vale mesmo a pena pagar mais por uma câmera com mais mega pixels.

Para ficar mais justo ele escolheu três câmeras digitais do mesmo fabricante e com o mesmo tipo de lente, uma delas tem 7.2 Megapixels, uma outra com 10.1 Megapixels e a ultima (que ele chamou de "pequena maravilha") tem 13.6 Megapixels, que claro é a mais cara de todas.

O objetivo era tirar fotos de uma modelo profissional, em um estúdio profissional, com cada uma das maquinas, ele então tirou três fotos iguais da modelo só que cada uma com uma camêra. Fez vários testes: como o flash, sem o flash, zoom, colocou as maquinas no modo automático, as poses eram as mesmas para cada maquina, só mudavam os Megapixels.

No meio da "sessão de fotos" apareceu um fotografo profissional, o repórter então perguntou se daria para perceber a diferença ao imprimir e o fotografo ( a mais de 40 anos na profissão) disse que com certeza sim.

Depois disso ele ainda tirou mais fotos de uma fruteira, e de morangos bem vermelhos, mas para confirmar se as imagens ficaram ou não diferentes por causa dos pixels não basta ver apenas nas telinhas de cristal líqüido das câmeras, a única saída é a impressão.

Eles então encomendaram copias de 25X30 cm, bem maiores do que as fotos comuns que nos imprimimos, para forçar a diferença, capricharam no zoom, focaram nos olhos da modelo e deixaram eles 25X30 também. Aumentaram o morango deixando ele do tamanho que todas seriam impressas.

Trabalho de edição feito, chegou a grande hora: quem vê Megapixel vê diferença?
O tira teima foi feito com o povo, exibiram as fotos em um mural lado a lado, sem informar que câmera foi usada em cada caso. Pediram para as pessoas classificarem cada foto por qualidade e identificar cada imagem com o suposto número de Megapixels. Foram 10 analistas, 9 deles amadores e 1 fotografo (o mesmo do inicio) que foi o primeiro e apanhou para encontra uma diferença. Os amadores se esforçaram, mais poucos viram vantagens no aumento de Megapixels.
"Essas duas eu tenho a impressão que são iguais". Disse um.
"Essa três aqui eu não consegui identificar não, estão muito parecidas".

Ai vem a explicação digamos técnica: "Megapixel não é tudo. Os especialistas dizem que objetivas com mais zoom carregam mais lentes e podem roubar mais luz e qualidade das imagens, e lá dentro por traz das lentes tem outra variável importantíssima, os tais pixels "moram" num chip o circuito integrado que nas câmeras digitais faz o papel do antigo filme, é ele quem capta a imagem e a transforma em informação eletrônica, nas câmeras de bolso o tamanho desse censor é limitado pelo tamanho da camêra, e quando o fabricante enfia cada vez mais Megapixels no mesmo espaço reduzido, a tendência é super aquecer o circuito provocando distorções na imagem.

Talvez por isso muita gente tenha achado que as melhores fotos foram as tiradas com a câmera mais simples: Com apenas 7.2 Megapixels.

" Eu digo assim, pelo colorido e uma coisa mais natural". Foi o que disse uma analista amadora se referindo a foto tirada pela câmera 7.2 Megapixels.

Essa é a parte chave: Uma coisa é certa mais Megapixels custam um mega preço.
Por exemplo: Essa marca na qual eram as câmeras, a 7.2 custava R$ 899,00, a 10.1 R$ 1.299,00, e a 13.6 R$ 1.899,00, ou seja, mais que o dobro da 1ª.

E ele diz ironicamente: Vai encarar?

Ele perguntou para o fotografo profissional assim? Você gastaria mil reais a mais para comprar uma câmera com mais pixels como essa? Rapidamente o fotografo disse que não, ponderando que se fosse uma câmera profissional sim.

"Eu compraria qualquer uma delas, provavelmente a mais barata". Disse um senhor.

"Antes de subtrair dinheiro da sua conta para multiplicar os Megapixels da sua camêra digital, observe coisas mais importantes: Mecanismos de redução de olhos vermelhos, sistemas que eliminam possíveis tremidas ao tirar a foto (estabilizar imagem), feche o foco no uso que você faz da sua camêra, e só faça o disparo dos pixels se você quiser entra no grande ramo dos cartazes e outdoors". Assim ele termina a matéria.

Bom a conclusão que eu tirei foi que, não tem como tentar fugir do avanço da tecnologia, a cada dia que passa são lançados mp3,4,5,...., câmeras digitais com muitos Megapixels, celulares diversos, com diversas funções, Tvs cada vez maiores etc.
Mais isso e uma amostra que nem sempre a tecnologia e tão inovadora assim, muitas vezes e só uma capa, uma mascara nova ao produto. Não tem aquela coisa de se melhorar estraga? É uma boa expressão pra definir essa matéria.

Eu não sou avessa a tecnologia, pelo contrario, gosto muito, tento estar sempre atualizada nas novidades, mais isso não quer dizer que eu não resisto a uma novidade.
Fica como uma reflexão, gostei muito dessa matéria, pena que ela foi de noite e muitas pessoas não devem ter visto.

Uma coisa é certa quem viu abriu os olhos!

Até!

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Première...

Olá!! Estou muito contente em poder ter feito um blog! Acho que vai ser uma ótima experiência, escrever, me expressar, abrir minhas opiniões e idéias para todos, mesmo que ninguém leia, é como uma terapia só que solitária. Poder reescrever e/ou escrever sobre assuntos que eu acho interessante e gosto me parece entusiasmante, espero que essa nova experiência seja boa para mim e para meus "leitores".


Bom, um assunto que gosto muito é saúde e bem estar, por isso resolvi "estrear" aqui com um assunto que li hoje e me fez refletir muito sobre limites e pressões que a sociedade nos impõe.


O assunto foi justamente até que ponto podemos chegar para alcançar a beleza, juventude, vitalidade e bem estar, o titulo do artigo era Busca pela "eterna juventude", muita gente deve ter lido pois é do G1 e estava como o mais lido da semana (ou do dia não sei), foram citados os tratamentos "milagrosos" que prometem uma vida mais longa e sadia.
Logo de cara está a foto de um homem musculoso que só reparei que era um Senhor de 69 anos pois usava óculos e tinha poucos cabelos, esse aqui:





É curioso pois ele aparenta ser um jovem de 30 e poucos ano, porém com cara de vovô, mais essa não é a questão a questão é o que ele fez para ganhar esse corpo que é desejado até mesmo para pessoas jovens sedentárias. A foto aparece com freqüência em anúncios do Instituto Médico Cenegenics, clínica de Las Vegas (EUA) que se especializa em "gerenciamento de idade", um campo crescente numa sociedade obcecada em permanecer jovem. Life, que jura que esse é o seu verdadeiro sobrenome ("Vida", em inglês), também tem um quadro com a foto em seu escritório na Cenegenics. "Esse é o cara!", diz o paciente Ed Detwiler, apontando para a foto do médico que virou sua grande inspiração. Detwiler, de 47 anos, é paciente de Life há mais de três anos. Nesse meio tempo, ele adotou os mesmos procedimentos seguidos pelo especialista -- mudando drasticamente seus hábitos alimentares e atividade física, recebendo injeções diárias de hormônio do crescimento humano e injeções semanais de testosterona (hormônio sexual masculino). Ele segue as recomendações porque elas o fazem se sentir melhor, mais cheio de energia e com a mente mais ativa. E também porque quer viver uma vida longa e saudável. "Se eu ficasse curvado e preso à cama, que tipo de qualidade de vida seria essa?", pergunta Detwiler, empreiteiro do subúrbio de Las Vegas que diz estar fazendo isso, em parte, por causa da sua mulher, que é nove anos mais nova. "Se eu conseguir ser ativo, viajar, conhecer o mundo e fazer alguma diferença na vida na vida das pessoas, então é claro que eu gostaria de ter uma existência tão longa quanto possível." A lista de táticas para desafiar a idade é infinita. Quer um abdômen de "tanquinho"? Há um procedimento cirúrgico para criar uma barriga dessas, só que falsa. E quanto a cortar drasticamente a ingestão de calorias para retardar o envelhecimento? Há um grupo de fanáticos que jura que isso funciona. E não para por ai Para um grupo conhecido como Sociedade de Restrição de Calorias, a juventude não é encontrada nos hormônios. É reduzir o consumo de alimento, em alguns casos, até níveis próximos da inanição, que é um estado que a pessoa se encontra totalmente enfraquecida por falta de alimento ou similares, algo como bulimia e anorexia. Mas os benefícios são basicamente os mesmos -- "muita energia" e sentir-se "afiado", diz Brian Delaney, um escritor californiano de 45 anos que agora vive na Suécia. Ele é presidente de um grupo que afirma ter 2.000 membros no mundo todo e muito mais seguidores que usam o método na esperança de aumentar significativamente sua longevidade.

Ao cortar calorias para ficar com 1.900 diárias, cerca da metade do que é recomendado para alguém com sua altura e idade, e fazendo exercícios diariamente, Delaney emagreceu até atingir cerca de 70 kg. Ele diz que a pressão sangüínea, o colesterol e os níveis de açúcar no sangue melhoraram dramaticamente.

Com 1,77m ele admite estar "mirrado", o que ele aponta como o principal problema.

Já a fome ou ter de vestir mais roupas para permanecer aquecido -- por causa da pouca gordura corporal ou, segundo ele, um efeito do envelhecimento desacelerado -- não incomodam muito Delaney.

Ele diz que come com sensatez, substituindo junk-food com muitas frutas e vegetais, sem carne, e duas refeições diárias -- sem almoço. Café-da-manhã é normalmente uma "porção generosa" de granola, com fruta, castanhas e leite de soja; já o jantar pode ser peixe, arroz, feijão e uma grande salada com vinho tinto.

Com todas essa "estratégias" de driblar o tempo, pessoas estão fazendo rios de dinheiros as custas de sonhos, de pessoas que querem mudar sua aparência para se sentirem mais confiantes na vida amorosa, no trabalho e até para si mesmos.
Porém nem sempre a aparência é uma grande garantia de saúde plena e absoluta, um exemplo disso é que o guru de restrição calórica Roy Walford morreu de complicações de esclerose lateral amiotrófica aos 79, mais perto da média do que da "vida extraordinariamente longa" de que seus seguidores falam.

Enquanto isso, Alan Mintz, fundador da Cenegenics, morreu relativamente jovem, aos 69, por complicações durante uma biópsia do cérebro.

Algumas pesquisas sugerem que injeções de hormônio do crescimento humano podem causar câncer. Elas também foram ligadas a dores nervosas, colesterol elevado e riscos aumentados para diabetes.

Apesar disso, Life, agora oficial médico-chefe da Cenegenics, continua na mesma rota. Entre outras coisas, ele aponta estudos que sugerem que hormônio do crescimento humano em doses baixas não oferece risco de câncer, se não houver câncer preexistente.

"Nos próximos dez anos, talvez menos, isso vai ser visto como medicina tradicional -- prevenir doenças, reduzir o processo de envelhecimento, impedir que as pessoas percam sua habilidade de cuidar de si mesmas quando ficam velhas e terminar em asilos", diz Life. "Essa é realmente a fronteira da medicina."

Detwiler está apostando nisso.

"Há aqueles que podem pensar que estou trapaceando Deus. Eu não sei", diz. "Mas eu não quero regredir. Por que eu quereria?"

Ele diz que sua gordura corporal média caiu de cerca de 17% para menos de 10%. Ele não pode lembrar a última vez que teve um resfriado ou uma gripe. E diz que tem a energia para trabalhar muitas horas, deixando-o apto a ganhar mais de US$ 1 milhão (R$ 2,5 milhões) neste ano.

É isso que ele sabe agora. O futuro, diz, é mero palpite.

"As pessoas podem dizer, 'Ei, o que aconteceu a essas pessoas? Era fronteira da medicina? Ou era um abismo?", diz, enquanto caminha para a academia. "Acho que só o tempo dirá."

A busca da beleza não é mais a busca do belo, do apreciável, e sim a busca do perfeito, do eterno, achei muito interessante essa matéria, serve como uma reflexão: aonde queremos chegar? Até que ponto podemos chegar? Uma coisa é certa, do pó viemos e ao pó voltaremos. O que nos resta é saber viver e aproveitar a vida, de maneira saudável e sadia!

Amanhã eu posto de novo!